top of page
Buscar
Foto do escritorMemória e Ditadura nas escolas do DF

Censura: O regime militar e a não liberdade de expressão


Você já deve ter ouvido falar uma vez ou outra em censura, não é mesmo? Atualmente na contemporaneidade esse termo vem sendo muito utilizado, mas sabia que essa palavra começou a ser usada de forma rotineira aqui no Brasil durante a Ditadura Militar? Pois é, vou te contar um pouco como foi esse período de forte censura no país. Vamos debater sobre o que foi a censura política e cultural para vermos melhor como se deu essas formas de silenciamento no período.


A censura no Brasil começou como um ideal de contenção a propagação do comunismo. No entanto, censurar os meios de comunicação e manifestações culturais era uma arma muito forte do Estado contra o povo, uma guerra travada no plano de ideias onde o Governo ataca por um lado controlando e censurando o que ia para o noticiário e do outro lado pessoas que lutavam para que informações do que realmente estava acontecendo chegasse ao povo. Muito se houve falar “Na ditadura as coisas não eram bagunçadas assim”, mas até que ponto seria essa bagunça? Uma bagunça controlada pelo Estado onde só se ouvia notícias boas enquanto escondiam a poeira por debaixo do tapete?


Censura política



O filme Marighella retrata bem como foi essa censura as informações políticas, diversas vezes é demonstrado o quão forte era a repressão das forças para esconder as notícias mais tenebrosas que aconteciam na Ditadura, a exemplo, no filme Marighella, ele e seus aliados vão a um banco adquirir recursos para a luta contra a Ditadura Militar e no filme a cena é dita com as seguintes palavras “Nós não somos bandidos, nós somos revolucionários que lutam pela liberdade do povo que foi roubada pelo Golpe Militar. Nós não somos terroristas, vocês precisam abrir seus olhos.”. Esse “vocês precisam abrir seus olhos” é um fator primordial para o entendimento do que acontecia na época, no final da cena o delegado chega e faz com que o jornalista que estava apurando os fatos mudasse toda a história para que não se criasse manifestações revolucionarias contra o Governo.


Durante a Ditadura muitas pessoas foram exiladas por ideologia política contraria a da ditadura que atuava no Brasil na época. Dentre essas pessoas temos algumas bastantes conhecidas no país como Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar, Chico Buarque de Holanda, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raul Seixas, José Dirceu, Luís Carlos Prestes e vários outros cidadãos brasileiros. Vemos aqui o silenciamento de grandes lideranças em suas perspectivas áreas de afinidade, assim, o Governo acaba contendo qualquer forma de reação política desses cidadãos contra seu comando no país.


Censura cultural


A ideia de censura cultural se aplicaria a qualquer questão, em 1973 a ditadura cesurou a música Uma Vida Só (Pare de tomar a Pílula) de Odair José, essa música não continha resistência à Ditadura, mas na época o Governo fazia uma campanha nacional de controle da natalidade e essa música foi censurada por ser “pró vida”. Contraditório pensar nisso, pois hoje tratam aquela época como conservadora que valorizavam os ideais da família e a vida, não é mesmo? Mas esse é um debate para um próximo texto. A grande questão é tudo que não estivesse alinhado com os princípios dos Governos que ali se estabelecerem iria ser censurado.


O “cálice/cale-se” de Chico Buarque e Nilton Nascimento conseguiu furar esse bloqueio imposto pela censura e assim essa técnica de dar duplo sentido foi ganhando força para tentar abrir os olhos dos brasileiros no período. Ainda assim, muitos artistas, intelectuais e jornalistas foram exilados do país.


Conclusão


Vimos que no espaço tempo em que ocorreu a Ditadura Militar no Brasil tivemos várias formas de silenciamento por parte do Governo para tudo que não segue sua linha de pensamento. A censura veio como uma arma ideológica fundamental na época para silenciar aqueles que tinham opiniões adversas, isso se deu por muitos anos, vários meios de comunicações e manifestações artísticas foram prejudicas devido a esse retrocesso da direção do país. Na época muitas pessoas do interior brasileiro as vezes nem sabiam o que estava acontecendo de fato no país, pois seu único meio de comunicação era o rádio e este era um meio controlado pelo Estado, as populações mais pobres nem isso obtinham por ser considerado ainda na época um meio caro de se obter.

É importante observar que a censura brasileira no período militar prejudicou e muito o país. Ainda hoje vemos suas consequências no Brasil atual, informações perdidas que ajudariam a entender melhor o período sumiu do mapa. A censura foi de fato uma época em que se obteve mais uma vez apagamento da História do Brasil. Devemos observar e saber entender o que foi esse período para que não possemos deixar o Brasil passar por isso novamente, onde o Governo tente controlar outra vez nossos meios de comunicação e nos alienar da informação para que tenhamos sem questionamentos nossa liberdade de expressão assegurada.


Referências

  • Carvalho, Lucas. A censura política à imprensa na ditadura militar: Fundamentos e controvérsias. Revista da Faculdade de Direito – UFPR, Curitiba, vol. 59, n. 1, p. 79-100, 2014.

  • Filme Marighella. Disponível em: https://globoplay.globo.com/marighella/t/gpJRB7PKjY/

  • https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/censura-e-brega-repressao-artes-na-ditadura-brasileira.phtml

  • http://memorialdademocracia.com.br/card/exilio-e-a-saida-para-milhares-de-brasileiros

Escrito por Gabriel Gomes, estudante de História.




55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page