MEMÓRIA E DITADURA MILITAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF
O conhecimento histórico contra a ditadura, pela democracia.
UnB
QUEM SOMOS?
O projeto de extensão Memória e Ditadura Militar nas escolas públicas do Distrito Federal, iniciado em 2017, na Universidade de Brasília. O projeto tem como objetivo trabalhar, através do conhecimento histórico, sobre a Ditadura Militar nas escolas. Visitamos até duas escolas públicas semestralmente e, em casa uma delas, realizamos atividades diferentes. Já estivemos presentes em várias regiões administrativas do Distrito Federal, realizando trabalhos no Plano Piloto, na Ceilândia, Guará, Gama e São Sebastião.
A História se faz com fontes. Fontes históricas podem ser tudo que o ser humano deixou como vestígios. Cartas. Documentos oficiais. Depoimentos. arte. Quando nos deparamos com esses vestígios do passado começamos a pesquisá-los e catalogá-los. Mas para que pesquisamos essas fontes? Para responder perguntas presentes. Então, o historiador vai ao passado e na pesquisa das fontes responde questões presentes. Explicações de como é a sociedade. Porque ela está do jeito que está. A pesquisa dessas fontes e os textos que escrevemos sobre elas são guiados pela metodologia da pesquisa. São métodos e formas de interpretar a História elaborados por historiadores antigos e atuais que tentam extrair dessas fontes interpretações relacionadas às verdades que esses documentos trazem. Assim, ao final chegamos a conclusões através de fontes e pesquisas de como era o passado para respondermos perguntas presentes em nossa sociedade tentando dar sentido ao mundo em que vivemos.
AÇÕES
Saiba o que já fizemos
CIÊNCIA PERTO DE VOCÊ
Tentando levar mais do conhecimento histórico da universidade para a população geral
A edição a qual participamos se deu no Parque da Cidade, em Brasília. Lá conversamos um monte sobre memória, ditadura militar e até levamos parte da documentação e depoimentos que são disponíveis ao público.